quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Os maus professores


A propósito desta notícia, fui dar a este blog. Li os comentários, feitos por professores, e confesso que fiquei escandalizada com tamanha falta de sentido crítico. Basta ler alguns.

Eu sinceramente não entendo, como gente supostamente esclarecida e inteligente é capaz de tais comentários e opiniões. Senti-me envergonhada e deixei o comentário seguinte lá:

Comentário #41 "Daniela Says:

Setembro 23, 2009 at 8:10 pm

Só tenho a dizer como ex-aluna, ao ler estes comentários:

Que degradantes são estes professores… Só olham para o próprio umbigo. Só vos desejo que melhorem da inteligência que aqui não demonstram muita… Nem cá volto. A opinião pública já não vai nessas vossas “birras” a que chamam luta. Os portugueses também já andam a lutar há muito pelos seus direitos. Direitos que a Dra MFL sempre atacou. É que nem falar português em condições sabe e isso não incomoda nadinha aos professores. Uma tristeza! Uma vergonha!"

Ao qual foram respondendo:

Comentário #43: "anamaria Says:

Setembro 23, 2009 at 8:18 pm

Daniela ,
“Não incomoda nadinha os professores”.Aprenda Português !"

Comentário #44: "bulimunda Says:
Setembro 23, 2009 at 8:20 pm

Com alunas como a Daniela as alternadeiras do Porto e Lisboa não precisam de se preocupar já tem sucessora Á vista..e deve ser das Novas Oportunidades …Bem vou à janta…"

Comentário #45: "Olinda Says:
Setembro 23, 2009 at 8:20 pm

Isto está a ser cada vez mais frequentado por cromos, o mesmo aconteceu com os posts da última semana antes das eleições europeias."


Estes são exemplos de alguns péssimos professores que temos por aí. Ao que me parece não só como professores mas como cidadãos. Eu sei que há bons professores, como disse tive vários felizmente. E é para bem desses e de todos os que representam BEM a sua classe que as coisas têm de mudar! Para bem dos que são BONS profissionais, que devem ser diferenciados os que prestam dos que não prestam. Mas isso assusta muita gente porque estão habituados e querem continuar a fazer o que bem lhes apetecer.


E só para informação deles, eu sei escrever em bom português, como podem constatar aqui mesmo. Cometo erros, pontuais, como qualquer pessoa. Tendo em conta o que realmente importa a estas pessoas, é óbvio que a coisa mais importante a apontar, de tudo o que disse no meu comentário, é o facto de ter escrito "aos" em vez de "os" como erro ortográfico. Isso é que é importante! Estamos bem servidos...

E mesmo que tivesse sido resultado de um Programa Novas Oportunidades, só podia encher-me de orgulho de ainda manter a vontade e a garra para continuar a estudar e aprender! Passei muitos anos a estudar e ainda hoje continuo. Não num Programa Novas Oportunidades porque tirei licenciatura e, penso eu, não tenho condições de ser elegível. Mas a mim em nada me repugna esse tipo de ensino que é muito importante para que muitas pessoas que já deixaram a "escolinha" há muito, possam continuar a aprender num contexto e formato diferentes. Sou ex-aluna há meses porque eu, ao contrário de muitos, não pretendo ficar estagnada nem tenho o complexo de superioridade de achar que sei tudo e por isso já não preciso mais aprender.

Volto a dizer: UMA TRISTEZA! UMA VERGONHA!!!!!!!

Querem hipotecar o meu, o vosso futuro com base numa birra e numa implicância pessoal com Sócrates e a Ministra da Educação. Vão votar de forma irresponsável "para tirar de lá o Sócrates"!

Se são estes os professores que temos, eu não pretendo ter filhos meus a serem educados por eles.


7 comentários:

  1. Em todas as áreas há bons e maus profissionais, e como em todo o lado, não se deve generalizar uma classe por causa de algumas ovelhas negras...

    Posto isto, se houvesse um partido novo, moderado, com boas ideias e boas pessoas e que conseguisse ter 40% dos votos... era mesmo nesse que eu votava! Para tirar de lá a Milú & Sockas, e sobretudo... para não deixar lá a velha "azeda-o-leite"! Nem uns nem outros... servem!

    Um familiar de um professor (que todos os dias sofre na pele o acumular de burocracia, e ainda as más educações, e ainda as 1001 reuniões e horas extra com alunos, e os trabalhos para serem corrigidos madrugadas fora, e a preparar as aulas para os dias seguintes...). Eu defendo-os e bem, porque sei que têm razão na luta (e não birra) e que não é com mais carga horária e uma pseudo-avaliação de professores que a coisa lá vai... se não deixam que chumbem os alunos (as estatísticas são bonitas), se os pais não derem autorização... onde já se viu!?

    Nalgumas coisas... "ó tempo... volta pa trás!"

    ResponderEliminar
  2. E não julgo alguns pelo todo. Mas umas eleições decidem-se com base no melhor para o país, não com base no melhor para os professores.

    Não é argumento suficiente dizer que vão votar em MFL "só para retirar o Sócrates". Isto não faz sentido numa visão mais global.

    Eu estava solidária com os professores no início da sua contestação mas a determinado momento acho que mudaram de postura e isso só os prejudicou.

    Contesto e escrevo aqui porque não acho correcto da parte deles dizerem que vão votar PSD e naquela senhora que todos vemos constantemente a cometer as maiores incoerências (porque nem sei bem o que lhes chame) apenas porque não querem lá o Sócrates. E ainda se dispõem a engolir "sapos e elefantes" à conta disso.

    É também o meu futuro e de todos os que cá vivem que está em jogo, não apenas o dos professores.

    ResponderEliminar
  3. Devo acrescentar que nem julgo alguns pelo todo, nem o todo por causa de apenas alguns. E é verdade que há bons e maus profissionais em todo o lado mas quando os maus começam a ser em demasia é preocupante.

    Mas eu aqui não estou a defender perseguição aos professores ou a quem seja. Como disse, surpreende-me que considerem este PSD e Manuela Ferreira Leite como alternativa. Isso apenas.

    Já tive oportunidade de comentar contigo como está em decadência há já vários anos a disciplina na escola. A falta de educação de alunos e pais de educação em tantas situações. E nisso, posso garantir-te que apoio e estou do lado dos professores no seu combate. Eu bem vejo essa falta de educação, de responsabilidade cívica e falta de respeito constantemente no meu dia-a-dia. Não só em crianças mas em adultos. Parece um mal geral que é preciso acabar de vez!

    Por isso, não estou a atacar a classe dos professores.

    Estou contra a sua postura "anti-Sócrates doa a quem doer"!
    Com essa postura não posso concordar...

    ResponderEliminar
  4. Longe de mim decidir o meu voto apenas com base no tema "Educação"... e mais longe ainda pensar que os 100 mil ou mais que estiveram nas ruas de Lisboa vão trocar o PS pelo PSD... (e logo quem... a MFL que tanta contestação sofreu no ME!)

    Na minha humilde opinião, julgo que a grande maioria (tirando o Groucho Marx que apareceu num comício PS) ou vota ainda mais à esquerda (ou deverei dizer efectivamente à esquerda?) ou simplesmente engrossa o número de votos brancos e nulos (que se fossem contabilizados dava para "limpar" os quantos lugares no hemiciclo... e assim se poupavam uns trocos com os salários... LOL)

    A falta de educação é sem dúvida um grande problema, e nesse aspecto até o PP me parece razoável: há que repor a autoridade do professor (e não autoritarismo, que é bem diferente...)

    E sim, houve perseguição aos funcionários públicos (professores em particular) como se tudo fosse culpa deles: desde o défice às "regalias", tudo foi feito para retirar as conquistas que foram sendo feitas por sindicatos e trabalhadores (pareço um comuna a falar, arre!) Ninguém se lembrou de atacar construtoras quando não cumprem prazos nas obras, nem definir e impor multas... de pedir as devoluções de prémios de empresas públicas mal geridas, etc. etc... foi-se ao "elo mais fraco", mas que mostrou com a enchente nas ruas... não é assim tão fraco!

    Enfim... quando se vive o dia-a-dia a revolta é muito grande (como deve ser dos 200mil novos desempregados - aqueles que procuram trabalhar... e não os "encostados").

    Os "Magalhães" são muito bonitos... e até acho interessante... mas sabias que até agora, os professores não foram formados para nas aulas trabalharem com eles? LOL! Primeiro começa-se pelo tecto, a cena mais visível... e depois, se houver dinheiro... logo se vê! É uma comédia...

    Na Educação, cada um que lá chega... faz pior que o anterior... sejam PSD, PS ou PSD/PP... é tudo igual! Aquela máquina burocrática da 5Out devia ser desinfestada... e colocarem lá professores com experiência do dia a dia, que saberiam o que mais faz falta mudar para melhorar o ensino... e não um bando de burocratas chupistas que só sabem estar naquelas secretárias...

    Bah... LOL!

    Sorry o desabafo... :P

    ResponderEliminar
  5. ;) É um prazer ouvir-te, vá, ler-te...

    Sabes que concordo com muito do que disseste. O pessoal está farto da política da treta e então estas eleições... Ui... É um fartar de cenas decadentes.

    Em relação às constructoras então é que concordo contigo. E corrupção. Enfim, tanto podre existe por aí.

    Eu, pessoalmente, penso que neste momento a melhor alternativa é o PS. Mas existem claro muitos outros partidos.

    Não votaria de maneira nenhuma em PSD. Te garanto que pediria de imediato que me internassem. Nem votaria CDS-PP porque para mim não há pior hipócrita do que o Paulo Portas com a sua lavagem cerebral a idosos. Os outros parecem-me todos aceitáveis, depende da consciência de cada um.

    No entanto, o que me assusta é que a dispersão de votos possa de alguma forma resultar em eleição de MFL.

    Se eu já não gosto de Portugal como ele está agora, nem imagino com essa senhora a representar-nos nacional e internacionalmente...

    ResponderEliminar
  6. My point exactly...

    À direita... nem pensar... no meio está a virtude... e vá, não fossem as ideias radicais da esquerda "caviar" até podiam ser hipótese... assim sendo, não sei... mas domingo estou lá! A correr de Guimarães para baixo mas vou lá... nem que seja para fazer uns bonecos e uns riscos... por mim é que não decidem!

    Espero que não haja a dispersão que falas... pelo menos o episódio "escutas" e as cenas "salazarentas" pode ser que façam cair o PSD... (as sondagens parecem indicar... mas enfim... as "sondagens"...)

    Para nos "representar" lá fora... temos o fantástico "Furão"... queres melhor??? LOLOLOL!!!

    Mas os outros países... também têm os seus "quês" (claro que com muito melhor nível de vida)... já viste não haver SNS nos States? Se não tens seguro deixam-te na rua a morrer? No pós guerra a Inglaterra criou o sistema deles... gratuito, e estavam nas "lonas"! Incrível... espero bem que o Obama consiga "dobrar" aqueles lobbies demoníacos...

    ResponderEliminar
  7. Ai o Durão... Nem me fales nesse que então é que me dá volta ao estômago...

    Se o país estava de tanga como ele dizia, quando se pirou, deixou-o nú! Enfim... Esse sim, será sempre visto por mim como um traidor e oportunista de toda a espécie.

    Em relação ao SNS e aos Estados Unidos ainda ontem falei disso com o meu namorado. É desumana a situação lá. Eu também espero que o Obama consiga. Tem muitos do lado dele, apesar de tantos contra...

    ResponderEliminar