domingo, 27 de setembro de 2009

Fado Positivo


A mais recente entrada na minha lista de "blogs" ali ao lado é o Fado Positivo.

Encontrei-o na minha visita ao blog Macacos sem Galho, do qual também ficarei assídua de certeza.

Eu não gosto de Portugal, e poucas foram as vezes em que me senti "em casa" cá, embora tenha nascido e sempre vivido neste país. A razão principal é a mentalidade portuguesa. A mesquinhez, o "chico-espertismo", a falta de respeito e de civismo constantes, a maldicência... Enfim, tantas coisinhas às vezes tão pequenas mas tão importantes que afectam constantemente o meu dia-a-dia.

Esta minha postura, de admitir que não gosto do país onde vivo já me trouxe algumas confusões com amigos que gostam de cá viver. Infelizmente, assumem que por eu dizer que não gosto, isso representa uma ofensa pessoal para eles que tão patriotas são. Cada um gosta do que gosta e pode e deve assumi-lo, especialmente se for fundamentado. Por isso, eu não tenho problemas em dizer que não gosto pelas razões apontadas acima. Acho que Portugal tem um excelente clima, um território natural magnífico mas o que estraga na sua maioria é a falta de civismo de muitos. O que dizer quando vamos a uma praia, a uma montanha ou outro espaço natural e vemos o lixo que por lá é deixado? O que dizer das filas de trânsito em que uns "especiais" vão pela fila ao lado porque está livre e depois de passar todos os otários que estão na fila, dão o pisca para se meterem lá à frente? Fico possessa! O que dizer dos palavrões e das conversas que os miúdos têm hoje em dia entre si e com os outros? Das falcatruas constantes de aldrabar o Estado, essa entidade cheia de dinheiro, porque são muito espertos? Todas estas pequenas coisas são para mim de uma importância imensa e para muitos outros também. Sou defensora da ideia de aulas de civismo a iniciar ainda em crianças, penso que seria uma boa forma de as boas maneiras e regras de civismo e de boa convivência chegarem a todos e acredito, a julgar pelo meu sobrinho, que alguma coisa já tem vindo a ser feita.

E, por isso, é um prazer para mim ler o que de bom se faz por cá e o que de bom fazem alguns portugueses. A ver se sou contagiada com esse optimismo e visão menos negativa deste país à beira mar plantado. ;)

Duvido que mude a minha opinião na sua totalidade porque as pessoas são como são e dificilmente mudam. Mas aos poucos pode ser que muitos portugueses comecem também eles a ver o que é realmente importante para eles e para o país e se deixem das "trafulhices".

Sem comentários:

Enviar um comentário