Nesta notícia aqui, estive a ler os comentários das pessoas sobre o assunto.
Transcrevo para aqui algum que me parecem de todo muito interessantes.
"Pedro Ladeira 2009-09-14 18:38
Falar Verdade
Chegou a hora de falar a sério, o TGV não pode ser analizado só na vertente Quantitativa, também tem uma vertente Qualitativa. É a ligação á rede europeia de alta velocidade de pessoas e mercadorias, é a porta Sul de entrada ferroviária na Europa, é um transporte ecológico que vai reduzir o transporte de mercadorias em camiões TIR, é a alternativa mais eficiente ao avião, vai custar muitos milhões, mas também vai ser subsidiada em cerca de 30% pelos fundos europeus e a "ameaça" de que são os nossos filhos que a vão pagar é falsa, senão vejamos: a assembleia da república custa por ano cerca de 160 milhões de euros, basta reduzir os deputados em 50% ( nem se nota )que nos proximos 40 anos poupa-se 3200 milhões de euros...querem continuar a fazer contas?"
"Pedro Ladeira 2009-09-14 23:54
Continuar a falar verdade
Para além dos custos directos o TGV vem reduzir custos indirectos ao permitir que os imigrantes usem este meio de transporte, ao qual estão habituados em França e Alemanha e Inglaterra, reduzindo as despesas de transporte, salvando mais vidas na redução dos acidentes e mais tempo para estar com a familia. O TGV É MAIS BARATO DO QUE VIAJAR DE CARRO OU DE AVIÃO e só demora o dobro do tempo ( velocidade de 320km/hora) Boeing 737( 800km/hora - Europa)mas custa 100 vezes mais em combustivel e polui numa viagem o que o TGV polui num ano.Um projecto destes não deve ser avaliado só pela vertente economicista, se é directamente rentável ou não, claro que não é como não o são todas as redes ferroviárias, é para isso que servem os impostos das pessoas, para subsidiar bens comuns e não para estádios de futebol.
Mas quanto custam as vidas na estrada, quanto custam as emissões de CO2 dos carros e aviões, e as portagens, e os acidentes?
Actualmente estão em construção os troços TGV Estrasburgo/Lyon, Barcelona/ Montpellier, Lyon/Turim, Turim/Bordeaux, Le Mans/ Rennes, Bordeaux/Toulouse, País Basco/Bordeax, é a união europeia ferroviaria, provavelmente os nossos filhos poderão receber a visita dos avós na Alemanha em 24 horas.Isto é o futuro e nós queremos estar presentes, não queremos que em Badajoz sejma colocadas placas: FIM DA LINHA TGV EUROPEIA.
"Pedro Ladeira 2009-09-14 12:55
Espanha corta importações...
A irresponsabilidade constante e as atitudes retrógradas de Manuela Ferreira Leite poe em causa as relações comerciais com Espanha, que é o nosso maior cliente estrangeiro. Votei Sócrates e estou arrependido, mas votar Ferreira Leite é "mijar" para os pés. Ferreira Leite faz lembrar os tempos em que os carros não tinham vidros electricos e a Coca-Cola era considerada droga. Actualmente os carros têm comando á distancia e os jovens gostam de Coca-Cola."
Espanha corta importações...
A irresponsabilidade constante e as atitudes retrógradas de Manuela Ferreira Leite poe em causa as relações comerciais com Espanha, que é o nosso maior cliente estrangeiro. Votei Sócrates e estou arrependido, mas votar Ferreira Leite é "mijar" para os pés. Ferreira Leite faz lembrar os tempos em que os carros não tinham vidros electricos e a Coca-Cola era considerada droga. Actualmente os carros têm comando á distancia e os jovens gostam de Coca-Cola."
"Armando Alves 2009-09-15 00:36
TGV??? Nada mais errado
Porque continuam a chamar este projecto de alta velocidade de TGV? TGV(do francês: train à grande vitesse)não tem nada a ver com o projecto em Portugal e Espanha, o que está em causa é a RTTF(Rede Transeuropeia de Transporte Ferroviário) que não é um TGV, mas sim uma rede onde este, juntamente com outros tipos de comboios de passageiros ou mercadoria(p. ex. AGV - Automotrice Grande Vitesse) podem circular.
É por isto que o "TGV", ou melhor, Rede Transeuropeia de Transporte Ferroviário é um projecto importante para a mobilidade e economia do país."
"André Figueira 2009-09-15 08:36
Mas aqui a maior parte não lê nada!?
Pessoal...
1º - Já disseram e bem o "TGV" é comparticipado pela UE... temos um beneficio como os espanhóis!! Esta benesse tem um prazo muito apertado... salvo erro acabará em menos de um ano (isto se o projecto não avançar).
2º- Um "TGV" passa em grande parte pela criação de uma linha férrea que permita a circulação desse tipo de comboio. O custo maior é mesmo a linha!!! Ora com a linha posta obviamente que poderão circular mais que um tipo de comboio.
3º- Para quem não sabe o "TGV" foi, além de assinado com os espanhóis, decidido em conselho de ministros e publicado. Era um projecto com 4 Linhas de Alta Velocidade (e num ano de recessão da economia portuguesa). Serviria para melhorar o emprego, relançar a economia, estreitar a ligação à Europa... Enfim... Será que não se aplica agora??!?
4º- Para mim realmente existem erros no "TGV", mas técnicos! Temos a paragem na Ota que agora já não se justifica e acho demasiado importante não fazer ligação da linha com o porto de Sines (acho que o maior porto português de mercadorias e um dos maiores portos de entrada da UE)
(Por favor corrijam-me se estiver errado em algo)"
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