quarta-feira, 15 de abril de 2009

Que exagero...


13 ABR 09


Homens militares proibidos de usar maquilhagem e pintar as unhas

O Chefe do Estado-Maior do Exército aprovou o despacho que proíbe expressamente os militares de sexo masculino de usar maquilhagem, tatuagens e piercings e de pintar as unhas, conta o Correio da Manhã


No passado dia 1 entrou em vigor uma nova norma que proíbe os militares de sexo masculino de usar maquilhagem e pintar as unhas.

O Chefe de Estado-Maior do Exército, general Pinto Ramalho, aprovou esta norma para apertar as regras de apresentação e atavio dos militares.

«As unhas devem apresentar-se limpas e cuidadas, não podendo ser pintadas e não devendo, em comprimento, exceder três milímetros, medidos desde a ponta dos dedos», lê-se num documento a que o Correio da Manhã teve acesso.

Para as mulheres as regras são menos apertadas sendo permitido o «uso de maquilhagem discreta» e as unhas podem ser «pintadas em tom discreto», e o mesmo acontece com os adornos.

Estas regras estritas causaram «momentos de boa disposição nas casernas», confessou o presidente da Associação Nacional de Sargentos, António Lima Coelho. «Isto é cair no ridículo. Sempre imperou o bom-senso, não percebo, não percebo a necessidade de se instituir regras que vão ao ponto de proibir maquilhagem para os militares do sexo masculino. Até parece que não têm coisas mais graves em que pensar como o atraso no pagamento dos diferenciais», afirmou.

O uso de tatuagens e piercings que sejam visíveis quando uniformizados também foi proibida. Os que têm tatuagens que não estejam de acordo com o descrito e que não possam ser removidas sem procedimento médico-cirurgico, terão de declará-las no prazo de 30 dias. No entanto, tatuagens com «conteúdos discriminatórios em função de género, religião, raça, nacionalidade ou etnia são obrigatoriamente removidas pelos meios adequados».

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário