segunda-feira, 1 de junho de 2009

O que é nacional... É roubo!


"Tarifa social deve ser alargada em tempo de crise


Luz: cerca de 4 mil têm descontos de 50% na factura

2009/05/30 11:01 Redacção / SPP

Consumidores já podem comparar preços

Cerca de 4.528 clientes beneficiam da tarifa social da electricidade e, no entender do presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Vítor Santos, esta deveria ser adaptada à adaptada à nova realidade social com vista a proteger os «consumidores mais vulneráveis».

Esta tarifa, aplicada apenas à oferta-base, corresponde a descontos de cinquenta por cento na factura, avança 0 «Correio da Manhã».

Subsidiada por todos os outros consumidores domésticos, e com um número estável nos últimos anos, esta tarifa social é aplicada automaticamente aos clientes que tenham consumido até 500 kilowatts/hora num ano. O que, traduzido em consumo, corresponde a algumas lâmpadas e a apenas um electrodoméstico, normalmente um frigorífico.

Entre estes consumidores também se incluem contadores instalados em garagens ou anexos a residências, razão acrescida para a ERSE recomendar a revisão da tarifa social, que por ano custa aos outros clientes cerca de 72 mil euros.

Iniciativa cabe ao Governo

Uma questão que se impõe numa altura em que se prevê o fim da tarifa regulada (controlada pela ERSE), que deverá acontecer em 2011. Trata-se de «acautelar os interesses dos consumidores vulneráveis», inscreve a entidade reguladora no seu Plano Estratégico de 2009/2012, apresentado por Vítor Santos.

O presidente da ERSE defende assim a criação de uma tarifa com preços reduzidos para pessoas de baixos rendimentos, mas, esclarece, trata-se de uma iniciativa que não cabe ao regulador, mas ao Governo. «É uma questão de política social», sublinha Vítor Santos, de acordo com o mesmo jornal.

Simuladores

A ERSE mostrou as novidades do portal (www.erse.pt), com novas valências para os consumidores. É o caso dos simuladores, que se apresentam muito mais fáceis de utilizar. De resto, a partir de hoje os consumidores já poderão comparar os preços da EDP e Union Fenosa com os da Endesa, que esta semana anunciou lançar uma oferta para os consumidores domésticos com um desconto de cinco por cento."



Ou seja... Quem tiver uma garagem ou anexo com contador independente recebe 50% de desconto por parte da EDP mas PAGA POR TODOS OS RESTANTES CONSUMIDORES DOMÉSTICOS. Nós todos! Como a EDP é fantástica e benemérita!... Não se pode pedir que esses descontos sejam pagos pela própria EDP porque como empresa pequena e fraca que é no mercado, lucros é coisa que não tem, certo?! Façam-me o favor...

Venha a Endesa e que muitos façam a simulação no portal da ERSE para comparação de tarifas mediante as suas características de consumo e concluam qual a empresa que querem contratar para fornecimento de electricidade. Eu vou fazer com certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário