terça-feira, 12 de maio de 2009

Leite, bananas, mamutes e outras coisas mais...


"Grandes superficies respondem a ameaça de produtores

«Hipers» dizem que polémica do leite se deve a monopólio
2009/05/07 18:51Rui Pedro Vieira

APED considera que «posição dominante» da Lactogal é raiz de todos os problemas
[Notícia actualizada, dia 8/5, às 17:26, com nova posição da Lactogal]

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) reagiu esta quinta-feira à ameaça feita por produtores de leite que, alarmados com a baixa de preço, ponderam retirar o leite estrangeiro das grandes superfícies.

Em resposta, a entidade diz que os produtores «erram o alvo da sua contestação», na medida em que as empresas de distribuição se assumem como «parceiros e aliados privilegiados da produção nacional».

«O verdadeiro problema do sector do leite radica antes num grau de concentração muito elevado, com a gigante Lactogal a assumir uma posição dominante e monopolista ao apresentar uma quota de compras superior a 70 por cento aos produtores portugueses», refere a APED numa nota explicativa.

Sobre a baixa de preço, desde o final do ano e segundo dados citados do Instituto Nacional de Estatística, o preço pago pela Lactogal aos produtores baixou cerca de 30%. Enquanto que, para os retalhistas e consequentemente para o consumidor, se limitou a baixar 10% do preço.

«Quem terá ficado com este valor? Foi naturalmente a Lactogal», alerta a APED.

Produtores de leite portugueses recebem mais que europeus

Produtores de leite enfrentam a maior crise de sempre

Dimensão da Lactogal prejudica transparência e défice competitivo

As empresas de distribuição acrescentam que não têm obtido lucros directos resultante da venda de leite nas suas lojas, e acomodaram «a degradação das condições de fornecimento do leite e impedindo maiores prejuízos para as famílias portuguesas».

Os associados da APED acreditam, porém, que possa não ser essa a visão dos pequenos produtores de leite portugueses, confrontados com o aumento generalizado dos custos da energia, das matérias-primas e de todos os demais factores de produção.

«Ao invés, a fileira do leite em Portugal é caracterizada por uma grave falta de transparência e por um acentuado deficit competitivo sendo dominada por um operador praticamente único, com dimensão e interesses ao nível do mercado ibérico», volta a referir a APED:

De acordo com a A.C. Nielsen, em 2008, a Lactogal respondia por uma quota de 64% no mercado de leite.

Neste contexto, e sentindo-se impedidas de cumprir com os compromissos de serviço perante os clientes, as empresas de distribuição reconhecem que são obrigadas a procurar leite no exterior, «com preços e condições de entrega que as empresas portuguesas de recolha, processamento e embalagem não lhe facultam por força do actual monopólio».

À Agência Financeira, fonte da Lactogal disse que não comenta as acusações para já."


Parece que há vários sectores com défice de concorrência em Portugal... Ou não estivessemos na "República das (ou dos) Bananas", como já muitos lhe chamaram.

Ainda bem que temos gente (leia-se Autoridades) a tratar destes assuntos! Ou como diria o senhor do blog dos 3S's, mamutes!

Sem comentários:

Enviar um comentário