quinta-feira, 28 de maio de 2009

Até no Iraque actuam contra a corrupção!


"27-05-2009 - 18:45h

Iraque manda prender mais de 100 mil por corrupção

Entre os suspeitos há 53 altos funcionários do Governo

A Comissão de Integridade Pública do Iraque, um órgão que combate a corrupção no país, revelou esta quarta-feira ter enviado mandatos de prisão para quase 100 mil servidores públicos, equivalentes aos nossos funcionários públicos, acusados de corrupção.

Segundo a BBC, as autoridades não deram detalhes, mas afirmaram que entre os suspeitos há 53 altos funcionários do Governo. Cerca de 120 dos acusados foram presos nas últimas semanas.

Algumas das denúncias mais sérias envolvem o Ministério do Comércio iraquiano, onde vários funcionários foram acusados por suborno, em troca da concessão de contratos de importação de alimentos.

O ministro do Comércio, Abdul Falah Sudani, renunciou ao cargo na segunda-feira, apesar de ter negado qualquer envolvimento em qualquer crime. As autoridades prenderam um dos seus irmãos e está no encalço de outro.

O Ministério do Comércio é responsável pelo programa de racionamento dos alimentos no Iraque e dispõe de um orçamento de milhões de dólares para a importação, sobretudo, de cereais.

Dois dos irmãos do ex-ministro trabalhavam como seus assessores, mas desde o final do mês de Abril que estavam desaparecidos.

Na altura das detenções, a polícia foi recebida a tiros pelos próprios guardas que trabalhavam no prédio do Ministério. Os irmãos escaparam pela porta dos fundos, mas um deles foi detido numa rusga policial."



Comissão de Integridade Pública? Algo completamente estranho para os portugueses.

Punição da corrupção/ corruptos? Mesmo que sejam altos membros do Governo? Onde é que já se viu?!

Enfim... Nós por cá continuaremos nesta baldaria de país... Ou EU talvez não...

Sem comentários:

Enviar um comentário