sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Visitem e participem com o vosso voto!


Poderão votar aqui.


"Arquitecto português no top 10 do Guggenheim

Arquitecto português construiu um abrigo em cortiça e é um dos dez finalistas do concurso lançado pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque e o Google. Mas na votação aberta ao público, David Mares lidera a competição, com o dobro dos votos do segundo concorrente.

Ricardo Gonçalves (www.expresso.pt)
21:24 Quinta-feira, 1 de Out de 2009

O abrigo em cortiça do arquitecto português David Mares está entre os dez projectos finalistas num concurso internacional de design. Lançada em parceria pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque e o Google, a competição contou com 600 projectos de 68 países e tem como objectivo construir um abrigo em 3D.

Além de alcançar o top 10 do concurso, o 'CBS - Cork Block Shelter' (Abrigo de Blocos de Cortiça) de David Mares está em primeiro lugar na votação do público, que decorre até 10 de Outubro no site: www.guggenheim.org/new- york/ education/ sackler- center . A nove dias do fim do escrutínio, o CBS conta com mais de 30.500 votos, aproximadamente o dobro dos alcançados pelo segundo projecto mais votado, um abrigo em bambu construído nas Filipinas.

A 'Shelter Competition' (Competição de Abrigos) destina-se a criar uma estrutura de abrigo utilizando as ferramentas Google SketchUp e Google Earth . Os principais critérios a cumprir pelos abrigos são a segurança e o conforto de quem os habita, assim como a harmonia entre a sua arquitectura e o local onde estão instalados.

Segundo a descrição da organização do concurso, "o abrigo foi concebido para ser um bloco ecológico e vivo". Idealizado para Vale dos Barris, na região de Setúbal, "um microclima que varia entre o calor seco e o frio húmido", o abrigo aposta na aplicação de cortiça como "uma boa forma de isolamento térmico, além de proporcionar isolamento acústico para o estudo e o sono". A fachada dinâmica, refere a mesma fonte, "oferece uma interacção visual durante o modo de habitação e estudo e fecha-se no modo de descanso e sono para proporcionar privacidade ao ocupante".

O concurso de abrigos é a extensão de uma exposição patente no Museu Guggenheim sobre o arquitecto norte-americano Frank Lloyd Wright, constituída por fotos e maquetas de abrigos desenhados pelos alunos da Escola de Arquitectura de Wright ao longo dos últimos 70 anos.

Além do prémio do público, o concurso contempla um prémio atribuído por um júri de peritos, ambos a divulgar no 50º aniversário do museu, a 21 de Outubro."

Sem comentários:

Enviar um comentário