quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Porcos!


17 Dezembro 2009 - 17h56


Murray afirma que não quer causar mais sofrimento

Demite-se bispo que ocultou abusos

O bispo de Limerick, Donal Murray, demitiu-se do cargo para não provocar mais sofrimento às vítimas dos abusos sexuais cometidos contra menores por padres católicos.

O pedido de demissão de Murray foi entregue a 7 de Dezembro ao papa Bento XVI, que esta quinta-feira decidiu aceitá-la. O bispo decidiu deixar o cargo de bispo duas semanas depois de ter sido publicado um documento que revelada os mecanismos usados durante décadas por membros da Igreja Católica irlandesa para ocultar, em conivência com o Estado, abusos sexuais. Na nota, Murray é acusado de ocultar as denúncias de abusos sexuais quando era bispo auxiliar na arquidiocese de Dublin.

"Pedi ao Santo Padre que me permitisse demitir e nomear um novo bispo para a diocese porque acredito que a minha presença podia criar dificuldades a algumas das vítimas", afirmou o bispo perante os fiéis da sua congregação.

No nota despedida, Murray, nem por uma vez, nega as acusações que lhe foram imputadas no documento, mas pediu perdão "com humildade, de novo, a todos aqueles que foram vítimas de abusos quando eram crianças".

Sem comentários:

Enviar um comentário